Prefeitura de Laranjeiras do Sul
Prefeitura de Nova Laranjeiras
Assembleia Legislativa do Parana
Assembleia Legislativa do Parana

Ricardo Arruda protocola projeto para instituir Carteira Estadual de Identificação da Pessoa com Alzheimer

Deputado Ricardo Arruda (Foto: Ascom/Alep)

O deputado estadual Ricardo Arruda protocolou um Projeto de Lei 694/2023, que fica instituída e autorizada a emissão de Carteira Estadual Informativa de Condição Especial - Pessoa Portadora de Alzheimer - CEICE, e destinada a conferir identificação à pessoa diagnosticada com Alzheimer no âmbito do Estado do Paraná.

A cor do documento informativo será AZUL, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização Sobre Alzheimer, celebrado na data de 21 de setembro, regulamentada através da Lei Estadual nº 18.807/2016, no âmbito do Estado do Paraná.

Além da criação da carteira de identificação do portador Doença de Alzheimer, a proposição reforça a utilização do Cordão de Girassol como meio auxiliar de identificação dos portadores da doença, nos termos da Lei 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência) e Lei Estadual 21.541/2023, o portador da Doença de Alzheimer, poderá utilizar o Cordão de Girassol.

“Atualmente não existe uma carteira de identificação oficial dos portadores de Alzheimer. É comum a ocorrência de desaparecimento de pessoas com a doença, por esse motivo, devemos criar ferramentas de fácil identificação, além disso, a assertiva identificação, é importante para o correto tratamento dessas pessoas nos órgãos públicos e privados, com a devida atenção e cuidado que são necessários”, explicou o autor do projeto.

Diante disso, insta salientar que, o objetivo do Projeto de Lei é ampliar e fortalecer o cuidado a essas pessoas, coibindo a reiterada ocorrência de situações de desaparecimento e violação dos direitos dos portadores de Alzheimer no estado do Paraná.

COMENTÁRIO DO JACU:

As pessoas idosas que geralmente possuem Alzheimer precisam muito de um projeto assim para protegê-las e cuidá-las. Os "véinhos" que nos cuidaram jovens, não podem ficar esquecidos. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Mgid