Prefeitura de Laranjeiras do Sul
Prefeitura de Nova Laranjeiras
Assembleia Legislativa do Parana
Assembleia Legislativa do Parana

Alep aprova projetos que protege mais as escolas paranaenses

Plenário da Assembleia Legislativa (Foto: Orlano Kissner/Alep)

Os parlamentares da Assembleia Legislativa do Paraná aprovaram uma iniciativa voltada para a segurança nas escolas do estado. O projeto 219/2023, votado em primeiro turno nesta terça-feira (14) durante duas sessões plenárias ordinárias, cria a Semana Estadual de Prevenção Contra a Violência e Promoção de Segurança nas Escolas. Esta semana será realizada anualmente na semana que inclui o dia 7 de abril, "Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola", instituído pela Lei Federal nº 13.277/2016. 

Proposto pelo deputado Cobra Repórter (PSD), o projeto anexa o texto do projeto 287/2023 da deputada Marli Paulino (SD), que trata do mesmo tema. O objetivo é estabelecer protocolos de prevenção e planos de contingência para capacitar profissionais da educação e outros funcionários em situações de violência. A Semana Estadual será incluída no Calendário Oficial de Eventos do Paraná e contará com atividades como palestras, seminários e congressos para conscientizar a população, especialmente estudantes e profissionais da educação.

A iniciativa responde ao aumento de casos de violência nas escolas, que têm causado vítimas e atentado contra a integridade física de professores, alunos e funcionários. O deputado Cobra Repórter destacou a importância de ações preventivas, conscientização e redes de apoio para as vítimas e suas famílias.

Validade de produtos

Outro projeto em tramitação é o 861/2023, do deputado Luis Corti (PSB), que exige que estabelecimentos varejistas informem aos consumidores a origem, data de recebimento e validade de seus produtos. A proposta visa garantir o direito à informação e prevenir doenças causadas por alimentos contaminados. Os estabelecimentos, como supermercados e açougues, deverão exibir cartazes ou etiquetas em locais visíveis.

Valorização do artesanato

A valorização do artesanato paranaense também foi tema de uma iniciativa aprovada em primeiro turno. O projeto de lei 982/2023, da deputada Marli Paulino, institui a Semana Estadual do Artesanato no Paraná, a ser realizada anualmente na terceira semana de março, vinculando-a ao Dia do Artesão em 19 de março. A semana buscará dar mais visibilidade e espaço de comercialização aos artesãos, além de reforçar a importância econômica e cultural do artesanato no estado.

Outras aprovações

O projeto de lei 752/2023, da deputada Flávia Francischini (União), foi aprovado em dois turnos e cria o Circuito Turístico das Feiras de Curitiba. A medida inclui feiras livres, de artesanato, gastronômicas, noturnas e orgânicas no Roteiro Turístico Oficial do Paraná, visando estimular a visitação e preservar o patrimônio cultural.

Também foi aprovado em dois turnos o projeto de lei 41/2024, do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, que transforma um cargo em comissão em uma gratificação de função, visando otimizar a estrutura organizacional do órgão.

Decretos e outras medidas

Dois decretos legislativos foram aprovados em dois turnos. O decreto 1/2024 homologa alterações no regulamento do ICMS relativas à geração de energia elétrica a partir do biogás. O decreto 2/2024 promove isenção de imposto na compra de veículos por pessoas com deficiência.

Os parlamentares também aprovaram, em terceiro turno, o projeto de lei 460/2023, que regulamenta a doação de milhas aéreas para atletas e paratletas. O substitutivo da CCJ ajusta a Lei Estadual nº 21.024/2022 para permitir que federações e confederações administrem as doações diretamente com as companhias aéreas.

Por fim, foi aprovado em segunda discussão o projeto de lei 925/2023, que institui a Semana Estadual da Conscientização da Epidermólise Bolhosa, a ser realizada de 25 a 31 de outubro, e o projeto de lei 277/2024, que concede Título de Utilidade Pública à Associação de Proteção aos Animais, Amigos dos Bichos, de Flor da Serra do Sul.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Mgid