Prefeitura de Laranjeiras do Sul
Prefeitura de Nova Laranjeiras
Assembleia Legislativa do Parana
Assembleia Legislativa do Parana

PF de deflagra operação contra hackers por invasão de dispositivos

Vários alvos foram capturados em Cascavel e em diversas cidades dos Estados de SP, MG e AL

A Polícia Federal de Cascavel deflagrou na manhã desta quinta-feira (26) a Operação Mercado de Dados, visando desmantelar uma organização criminosa especializada na obtenção e venda de dados sigilosos de beneficiários do INSS. A quadrilha atuava nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Alagoas, e utilizava essas informações para a contratação indevida de empréstimos consignados e saques irregulares de benefícios previdenciários. As informações são do portal CGN de Cascavel.

As investigações, iniciadas em setembro de 2023, identificaram que o grupo era formado por hackers que invadiam o banco de dados do INSS, servidores que vendiam suas credenciais de acesso e intermediários que comercializavam as informações. A Polícia Federal cumpriu 29 mandados de busca e 17 de prisão preventiva em diversos estados, incluindo SP, MG, MS, AL, PA, GO, DF, PR e BA.

Um dos investigados é apontado como um dos hackers mais habilidosos do país, sendo capaz de burlar a autenticação multifator e manipular os níveis de acesso dos servidores do INSS. Além disso, ele conseguia utilizar certificados digitais desses servidores. A operação também teve como alvo três servidores e um estagiário do INSS.

O Juízo da 4ª Vara Criminal Federal de Cascavel/PR ordenou o sequestro de 24 imóveis pertencentes aos integrantes da organização criminosa e o bloqueio de contas bancárias até o montante de R$ 34 milhões. A investigação contou com o apoio da Coordenação de Inteligência da Previdência Social (COINP).

Os envolvidos serão processados por crimes como organização criminosa, corrupção, invasão de dispositivos informáticos, violação de sigilo funcional, obtenção e venda de dados sigilosos e lavagem de dinheiro, podendo enfrentar penas que somam mais de 15 anos de prisão.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Mgid