Prefeitura de Laranjeiras do Sul
Prefeitura de Nova Laranjeiras
Assembleia Legislativa do Parana
Assembleia Legislativa do Parana

Faltando 18 meses para eleição, quem são os principais players no Paraná?

Palácio Iguaçu e Assembleia Legislativa do Paraná  (Foto: AEN/PR)

Informa o Blog do Tupan, o melhor sobre a política paranaense que mapa eleitoral começa a ser definido em todo o Brasil, faltam 18 meses para a eleição de quatro de outubro de 2026, como o tempo voa, provavelmente em mais seis meses o mapa eleitoral do Paraná estará encaminhado.

Hoje, estamos vendo quatro prováveis candidaturas ganhando corpo, a principal delas é do senador Sergio Moro, do União Brasil, que há dois anos vem articulando nos bastidores disputar a chave do Palácio Iguaçu, mas vem encontrando resistência em diversos grupos políticos e precisa repensar como irá atrair aliados, afinal, apenas o voto de opinião não vence eleição majoritária.

Logo em seguida podemos citar a do deputado estadual Alexandre Curi, do PSD do governador Carlos Massa Ratinho Junior, e presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, ao contrário de Sergio Moro, tem bases fortes em diversas cidades do Estado, e vem mostrando força de articulação, quando tomou posse conseguiu unir seis ex-governadores, um cartão de visita e tanto.

O secretário de Planejamento Guto Silva apareceu para a disputa nos últimos meses do ano passado e ganhou corpo nos primeiros dois meses do ano, o ex-deputado estadual é o candidato da República de Jandaia, um grupo que levou Ratinho Junior ao poder, em 2018, vem com apoio forte de setores do atual governo.

A ex-governadora Cida Borghetti (PP) aparece na relação devido ao último levantamento da Paraná Pesquisas, quando todos acreditavam que ela nem seria lembrada, surgiu das cinzas com força, unindo o grupo do Progressistas do Paraná e mandando um recado claro, estou no jogo.

Outros nomes também desejam entrar na corrida eleitoral, mas não ecoam com força nos meios políticos, são eles: o atual presidente de Itaipu Enio Verri (PT), o ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca (PSD) e o vice-governador Darci Piana (PSD).

Esses três nomes precisam tirar um coelho da cartola para aumentarem a força política, o que pode parecer improvável, por diferentes questões.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Mgid